Estudo de caso 2- Adm: teoria e pratica
Extremos: Competidores, instituições financeiras, agencias governamentais, consumidores
2- O ministro das minas de energia é membro da diretoria da organização e toma decisões sobre os investimentos e a estratégia da empresa juntamente com outros membros do conselho. Por ser estatal, seu presidente e principais diretores sao nomeados pelo presidente da republica, com isso, de quatro em quatro anos, sao comuns completas reestruturações do topo da companhia, prejudicando o planejamento de longo prazo 3- Porque até 1995 a organização gozou do monopólio de produção, exploração e refino do petróleo no pais. A ausência de concorrentes permitiu que a empresa experimentasse um crescimento continuo em suas atividades e ganhos, apesar de nao incentiva-la a incrementar sua produtividade e eficiência. A elevação da receita e dos lucros possibilitou que a petrobras aumentasse seus investimentos, nao apenas nas áreas produtivas, mas também em pesquisa e desenvolvimento de novas técnicas.
4- A petrobras, como empresa estatal produtora de importantes matrizes energéticas, segue uma politica de preços formulada juntamente com o governo brasileiro. A empresa é vista como instrumento do desenvolvimento nacional e, sendo combustíveis elementos indispensáveis para todas as atividades produtivas, os valores cobrados dos consumidores influenciam diretamente o crescimento econômico. Alem disso o preco dessa mercadoria nos postos de combustíveis afeta largamente a inflação brasileira, visto que os valores da gasolina, do diesel e do álcool influem nos custos de todos os produtos.
5- O numero de acionistas estrangeiros cresceu muito em 2001 pois as acoes da empresa passaram a ser negociadas na bolsa de valores de NY (Nyse).
6- O mercado petrolífero da economia mundial sempre foi extremamente conturbado, em virtude de crises politicas e guerras ocorridas nas principais regiões produtoras. Por essa razão o preco