Memorial
1. A Oficina Pedagógica é uma alternativa metodológica que favorece a aprendizagem “ativa” na sala de aula, permitindo a participação de todos no processo de construção de conhecimento, buscando romper com a lógica de transferir conteúdo para o grupo, com a prevalência da aula expositiva e com o modelo de “seminário”.
2. A organização da oficina tem início com a estruturação da equipe que irá coordenar os trabalhos. Em qualquer contexto, uma equipe sem integração tem dificuldade de realizar seus objetivos. Por isso, a primeira tarefa é constituir uma equipe integrada, na qual todos se conhecem, estabelecem acordos de cooperação, identificam coletivamente as dificuldades, se apoiam mutuamente, colaboram para a realização do trabalho, avaliam continuamente a participação de cada um e, com tranquilidade, realizam os ajustes que se fizerem necessários.
3. A preparação da equipe que irá conduzir o trabalho requer estudo e pesquisa sobre o tema. É interessante que sejam produzidos resumos dos materiais lidos que possam ser compartilhados para fins de análise mais objetiva do conteúdo e alinhamento da visão da equipe sobre o tema.
4. O planejamento da oficina inclui a definição de um objetivo principal e de objetivos específicos, os conteúdos que serão tratados, definição de uma metodologia baseada numa sequência de atividades, definição de recursos e materiais a serem produzidos/utilizados na oficina, definição de estratégias/instrumentos de avaliação da prática realizada, referências bibliográficas utilizadas.
5. Para a definição dos objetivos é necessário pensar em o que desejamos que o grupo/aluno alcance/construa com o trabalho, evitando se referir ao que a equipe/professor pretende realizar.
6. Para a definição dos conteúdos, detalhar o tema em aspectos a ele relacionados que serão tratados ao longo da oficina.
7. Em relação à metodologia, planejar situações ativas de aprendizagem que podem incluir técnicas como