Memorial
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
TATIANA DA COSTA PESTANA
MEMORIAL DE FORMAÇÃO
Rio de Janeiro
2010
TATIANA DA COSTA PESTANA
MEMORIAL DE FORMAÇÃO
Trabalho de conclusão do Módulo 1. Disciplina: Conhecimento, Pesquisa e Ensino. Apresentado à Universidade Estácio de Sá. Curso de Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior. Profº. Renato Dornellas.
Rio de Janeiro
2010
MEMORIAL DE FORMAÇÃO
Meu nome é Tatiana da Costa Pestana, hoje com 23 anos. Sou a filha caçula de Evany Pinto Pestana e Daisy Suely da Costa Pestana, nascida e criada no Rio de Janeiro.
Recordo-me que quando tinha uns dois ou três anos de idade, quando ia levar meu irmão a escola com meus pais ou meus avós, sempre ficava chorando na porta da escola, pois queria ficar e não podia, devido a minha pouca idade e também porque naquela época não era admissível, pois naquela instituição só eram aceitas crianças a partir de 4 anos de idade. Fiquei nessa ansiedade para ingressar à escola por uns dois anos ainda.
Mas os anos se passaram, completei quatro anos de idade e chegou o meu momento de ir à escola, lembro-me como se fosse hoje, toda a minha família me levou para o meu primeiro dia de aula no Jardim Escola Tia Eliane: uma escola privada e pequena, onde funcionava apenas a Educação Infantil. Ficava próxima ao condomínio em que moro até hoje. Neste dia, minha mãe e meu avô ficaram muito preocupados, pois pensavam que eu não iria ficar na escola, mas aconteceu o contrário, eu entrei toda empolgada e nem se quer olhei para trás para me despedir deles. Eu queria era conhecer a escola, minha sala de aula, a professora e os colegas de turma. Foi um dia muito agradável. Nesta escola estudei por três anos onde fiz o Jardim II, o Jardim III e a Classe de Alfabetização.
Quando acabei a minha Educação Infantil, fui estudar na Escola Municipal Grandjean de Montigny, pois meus pais estavam passando por momentos difíceis e não podiam