MEMORIAL
O presente Memorial Acadêmico, centra-se na análise meu antigo olhar sobre a minha concepção de leitura e escrita, o uso de tecnologia, o ensino em Língua Portuguesa e Língua Inglesa, as políticas públicas e as reformas educativas. Concomitante a isto faz uma reflexão e análise sobre o meu novo olhar perante a alfabetização, as concepções de leitura e escrita em que hoje acredito, o uso da tecnologia e da mídia em sala de aula, minha nova prática pedagógica como professor de língua portuguesa e Língua Inglesa, além de meus novos conhecimentos e compreensão sobre as políticas públicas e as reformas educativas, juntamente com a importância de uma gestão democrática no âmbito da educação.
Refletindo sobre o que diz Bosi (1995):
Na maior parte das vezes, lembrar não é reviver, mas refazer, reconstruir, repensar, com imagens e idéias de hoje, as experiências do passado. A memória não é sonho, é trabalho. (Bosi, 1995:55).
Quero narrar aqui minha história por escrito para preserva-la do esquecimento e para que sirva de motivação para todos os leitores, que sempre vale a pena buscar novos conhecimentos. Relato, a importância das relações afetivas no ensino aprendizado, marcas do ensino tradicional, e muitas experiências em sala de aula. Que me baseando em alguns autores, contextualizados na Faculdade de Tecnologias e Ciências – À Distância, tornou minhas atitudes como professora mais concreta, agora sim fundamentadas em teorias. Atitudes que julgava importantes agora se tornam fundamentais. Outras que julgava corretas , agora me questiono de certos procedimentos.
Finalizo este Memorial Acadêmico, concluindo que apenas iniciei minha caminhada em direção a novos olhares na educação e que continuar este caminhar é preciso.
Analisando minha caminhada de formação
Encontro-me no ano de 2008, com grande desafio de escrever meu Memorial Acadêmico, uma exigência para conclusão da graduação de Letras – pela Faculdade de Tecnologia e Ciências – à