MEMORIAL I C
Aluno (a):
Polo: Rio Claro Turma:2015.2
Disciplina: Educação, Sociedade e Trabalho: Abordagem Sociológica da Educação
Tarefa: MEMORIAL Data:18/06/2015
Meu nome é Gilmar, sou Graduado em Administração e Pós-graduado em Gerenciamento de Projetos e calouro na UFF no curso de Engenharia de Produção, moro em Angra dos Reis e sou natural de Minas Gerais, sou inspetor de alunos no Colégio Estadual Conde Pereira Carneiro nesta cidade, gosto muito de estudar e fazer o curso foi mais uma oportunidade de aprimoramento do conhecimento técnico.
A Primeira Unidade fala das revoluções Industrial e Francesa. Fala também do regime feudal que foi superado pelo sistema capitalista. Houve um enorme crescimento das cidades. Os valores liberais como a democracia, a liberdade, o direito à propriedade, o individualismo e a igualdade passaram a ser cultivados.
Mostrou que a melhoria das condições de vida e trabalho das classes populares não aconteceu. A expulsão do homem do campo, os baixos salários, o desemprego, as longas jornadas de trabalho, as péssimas condições de moradia pioraram a qualidade de vida dessa classe.
O primeiro fórum tratou sobre a escravidão moderna que ainda ocorre nos dias atuais, além de que as Leis trabalhistas que estão sendo ameaçadas pela Flexibilização das Leis Trabalhistas são: Pensão por morte, Piso salarial, 13°salário salário família, Remuneração de hora extra, Férias, Licença maternidade, Seguro desemprego, FGTS, entre outras.
Na Segunda Unidade estudamos as duas tendências teóricas no estudo da sociedade: Funcionalismo e Materialismo Dialético. O Materialismo Dialético foi elaborado por Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895). Esses dois pensadores preocupavam-se com os efeitos da Revolução Industrial que aumentou a produção das riquezas de forma extraordinária e