Forum De Conteudo 1
O conceito de cidadania e política surge, originalmente, na antiga Grécia e estão intimamente ligados. Inúmeras são as concepções das suas origens, tanto de ordem filosófica-doutrinária quanto etimológica. No entanto, cabe salientar que, foi pela necessidade de defender suas fronteiras que se iniciaram os primeiros interesses em comum, os quais eram debatidos nas praças públicas criadas e destinadas a esse fim. A partir desses debates, formaram-se estruturas de liderança visando melhor organização e regulação de vida. A defesa das fronteiras passou a não ser o único objetivo. Questões de ordens sociais, de direitos e deveres coletivos e individuais também passaram a fazer parte do cotidiano de seus habitantes. A participação direta dos cidadãos livres (aqueles nascidos nas cidades-estados) nas praças públicas, opinando, defendendo e propondo ações visando esses interesses conceitua-se em cidadania. A política, por sua, surge da relação resultante desse exercício entre os cidadãos, uma vez que eram exercidos na Pólis (cidade em grego).
2)Estabeleça a diferença entre liberalismo e absolutismo.
Com o declinio do feudalismo, iniciou-se a formação dos Estados. O poder passou a se centralizar na figura do rei, uma vez que eles eram patrocinados pelos burgueses em troca de benefícios nos negócios dos Estados. Dentro desse contexto, o regime político passou a ser absoluto, pois uma só pessoa mandava com plenos poderes – representado sempre pelo rei ou rainha -. Com o poder absoluto, os seus detentores faziam leis, revogavam-nas, criavam impostos e taxas, tudo sem o aval da sociedade. A esse tipo de regime político deu-se o nome de absolutismo.
No entanto, com o passar dos séculos, esse poder absoluto começou a ser contestado. Ilustres pensadores idealizavam conceitos de liberdade e igualdade. Os burgueses, cada vez mais ricos e buscando seus interesses, não financiavam mais os projetos dos reis, que se