Memorial Orienta Es Gerais
UEMG – UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MINAS GERAIS
Professor: Wagner Francis Martiniano de Faria
Orientações sobre produção de
Memorial
Caro(a) aluno(a),
Abaixo seguem orientações sobre como elaborar corretamente um Memorial Reflexivo. Atente-se para a data de entrega. Ele deve ser confeccionado nas normas técnicas vigentes.
O memorial é um documento que você elabora passo a passo, no qual aparecem suas impressões sobre determinado tema, neste caso as memórias que se relacionam à minha disciplina lecionada em seu período de estudante. Nele devem ser evidenciados os acertos, as vitórias, os avanços, mas também as falhas, os momentos difíceis, as paradas, as dúvidas. É uma espécie de “Diário” no qual você poderá escrever e contar o que estiver sentindo, refletindo, vivenciando, os gostos e desgostos ao longo do caminho.
➔
É a oportunidade de registrar suas reflexões sobre os vários momentos com relação à prática pedagógica. ➔
É o relato das adaptações e modificações que você percebe de acordo com os conteúdos da disciplina. ➔
É o local em que você pode anotar emoções, descobertas, sucessos e insucessos da trajetória descrita. ➔
É o registro da história de sua aprendizagem durante o tema relatado e de suas consequências no seu cotidiano.
Na elaboração do Memorial podem surgir dúvidas. É provável que você se sinta inseguro/a e desestimulado/a para escrever, enquanto outros talvez se sintam desafiados a produzir o
Memorial. Em qualquer caso, note que o Memorial não é algo pronto e acabado, com roteiro rígido e previamente definido, mas é a descrição de um conjunto de obervações e comentários, cuja construção espelha e acompanha o seu processo de aprender.
Você pode incluir no Memorial:
●
●
●
●
●
as suas reações, dificuldades e facilidades encontradas; as experiências pedagógicas e mudanças na ação escolar vivida; as reações dos alunos e essas experiências e mudanças; as trocas de experiências entre você, professores e gestores;