memorial mostra EMEI
: Do convite ao apropriarse da gestão de uma instituição infantil, foram apenas sete dias. Da função ao colocarse à disposição ao atendimento pedagógico com 160 crianças, foram cerca de setenta dias. Nada disso teria o mesmo caminho e a mesma escolha em outra realidade. Uma escola infantil – modelo do PróInfância – e a tarefa de equipála sem recursos e sem uma equipe constituída, mostraramse desafios cotidianos difíceis e espinhosos a serem vencidos. Como fazer do espaço que tínhamos, um espaço que acreditássemos ser bom o suficiente foi nossa maior vitória.
Desenvolvimento
: Em pouco mais de dois meses, constituímos salas de aula, espaços educativos multiusos e diferenciados, utilizando de muita criatividade, paciência e algo de jogo de cintura para driblar dificuldades e pessoas que entravaram o processo. Pautadas na busca por efetivar este espaço um local que privilegiasse o cuidar e o educar, com afetividade, criatividade e o desenvolvimento pleno das crianças, pouco a pouco efetivando essa crença na organização de espaços de trabalho que permitisse às crianças o desenvolver pleno e, principalmente, feliz. Dia a dia, a instituição tomou cara, cor e forma, tornandose um local que configurase pela constante transformação em busca do ideal. Durante este desenvolverse, registramos cada etapa com fotos, frases e vídeos que comprovam e nos mostram o quanto crescemos e como jamais nos tornamos prontos.
Lições da Experiência
: As adversidades mostram que nunca estamos completamente prontos. Constituímonos no dia a dia da ação, na reflexão e no olhar do e com o outro, na troca entre os pares. A experiência, em permanente