O CONHECIMENTO HUMANO E A CIENCIA
O conhecimento humano é uma expressão usada para toda a experiência humana adquirida até o momento. É uma das principais ferramentas que o homem utiliza para a obtenção de meios para sua sobrevivência e da sua racionalização, superando seus instintos primitivos, podendo assim interagir com os seus semelhantes e com o resto do mundo em harmonia. O homem ao longo da história foi evoluindo, desenvolvendo suas habilidades e adquirindo conhecimento, considerando que o conhecimento está em constante expansão, desde o início da humanidade.
O conhecimento proporciona capacidades únicas aos seres humanos que os diferencia de outras espécies. São as capacidades de pensar ou interpretar, de agir, de criar, de sintetizar e sistematizar.
Essas capacidades são resultados de um conjunto de informações sobre tudo que ele já aprendeu, seja por meio de experiências, impressões etc., que o permite compreender e obter conclusões sobre determinado assunto.
Todas as pessoas tem o direito e de ter conhecimento, e o dever de utilizá-lo corretamente para viver com dignidade e ajudar a sociedade a evoluir-se e desenvolver-se.
Para entender a construção do conhecimento é preciso entender os processos lógicos do conhecimento humano, os tipos de conhecimento e a relação do conhecimento com a verdade.
O conhecimento pode vir através da intuição, da ideia, do juízo, do raciocínio e da teoria.
Existem diferentes tipos de conhecimento, eles podem ser divididos em: conhecimento empírico ou senso comum conhecimento mítico conhecimento teológico ou religioso conhecimento filosófico conhecimento científico e tecnológico
1.1 Conhecimento tecnológico
É o conjunto de conhecimentos e princípios científicos que se aplicam ao planejamento, à construção e à utilização de equipamentos.
O termo tecnologia vem do grego "tekhne" que signfica "técnica, arte, ofício" juntamente com o sufixo "logia" que significa "estudo".
Figura 1 - Conhecimento tecnológico
Fonte: