MEMORIAL DO PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL
1. INTRODUÇÃO 3
2. CONCEITO E SURGIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL 4
3. FORÇAS E FUNÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE 5
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 6
REFERÊNCIAS CONSULTADAS 7
1 INTRODUÇÃO
No final do século XIX os fundamentos do Serviço Social foram estruturados; uma profissão dinâmica que foi nesta época se consolidando no processo de industrialização, conhecido na história da humanidade como Revolução Industrial. Tal Revolução facilitou a consolidação do capitalismo, que ainda no final daquele século, adquiriu um novo perfil, deixando de lado seu aspecto concorrencial para adquirir seu estágio monopolista, gerando, desta forma, significativos impactos na estrutura Societária.
Neste texto, o Estado é entendido como uma construção sócio-histórica, resultante dos conflitos de interesses, materializando-se como organização jurídica-política da esfera pública, que deve ter seu foco no bem comum e na proteção dos direitos dos cidadãos. O presente trabalho trás a abordagem do Serviço Social ao longo dos tempos, resumo do processo de sua institucionalização, conteúdos que aprendemos ao longo do nosso processo de formação acadêmica profissional.
O Serviço Social, desde as suas origens, é uma profissão que tem um compromisso com a construção de uma sociedade humana digna e mais justa.
2. CONCEITO E SURGIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL
O trabalho do assistente social tem como objetivo visar e garantir direitos e assistência para a população desamparada, fazendo isso por meio de políticas sociais, de forma organizada e planejada, lutando contra os problemas das injustiças que podem afetar os desamparados socialmente.
O Serviço Social é uma profissão interventiva que busca diminuir as disparidades sociais. Um assistente social atua, através de pesquisas e análises de realidade social, na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais que buscam a preservação, defesa e ampliação