Memorial do convento
Tema:
* O tema abordado neste capítulo (cap. IX) é a construção da passarola, com a ajuda todos e principalmente com o dom de Blimunda, para que a construção resultasse sem qualquer erro, pois é conseguia ver o que eles não conseguiam.
Assunto:
* Em relação ao assunto, neste capítulo para além da ida do casal (Blimunda e Baltasar) para a quinta em São Sebastião da Pedreira, refere-se também a ida do Padre Bartolomeu para Holanda, com a intenção de aprender com os alquimistas a fazer descer o éter das nuvens.
Levantamento de alguns dados históricos e sua explicação:
-------------------------------------------------
São Sebastião da Pedreira * São Sebastião da Pedreira é uma antiga freguesia portuguesa do concelho de Lisboa, foi fundada em 1608, por desanexação da freguesia de Santa Justa. Em 1959 viu o seu território diminuir com a criação da freguesia de Nossa Senhora de Fátima. * Local onde se encontrava a passarola e o Padre Bartolomeu.
-------------------------------------------------
Auto-de-Fé
* Auto-de-Fé refere-se a eventos de penitência realizados publicamente (ou em espaços reservados para isso) com humilhação de heréticos* e apóstatas* bem como punição aos cristãos-novos* pelo não cumprimento ou vigilância da nova fé lhes é aprovada, postos em prática pela Inquisição, principalmente em Portugal e Espanha.
* O narrador revela a sua dificuldade em perceber se o povo gosta mais de autos-de-fé ou de touradas, evidenciando de forma irónica o gosto sanguinário e procura nas emoções fortes uma forma de preencher o vazio da sua existência que o povo releva.
-------------------------------------------------
Touradas
* Touradas , mais corretamente denominada de Corrida de Touros, é um espetáculo tradicional de lide de touros bravos, tanto a pé quanto a cavalo. * O espetáculo começa e o narrador enfatiza a forma como os touros são torturados: exibição do