MEMORIAL DESCRITIVO
O casarão foi construído em 1929 juntamente com a fundação da estação ferroviária. Assim sendo, edifícios construídos a partir do final do século XIX até a década de 40, fazem parte de uma arquitetura chamada eclética. O ecletismo é a mistura de estilos arquitetônicos do passado para a criação de uma nova linguagem arquitetônica. Essas edificações caracterizam-se pela estrutura em alvenaria de tijolos, excesso de ornamentos em argamassa na fachada principal, pela utilização de platibanda e de calha, pela diversificação nas dimensões e no tratamento dos vãos.
Figura 01: Planta baixa da edificação.
Fonte: Acervo pessoal, 2015.
1.1 DIMENSÃO DA UNIDADE RESIDENCIAL
Área total: 155,72 m2 (cento e cinquenta e cinco metros e setenta e dois centímetros)
1.2 CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE RESIDENCIAL
A unidade residencial possui os seguintes ambientes: sala de estar, sala de jantar, corredor, cozinha, três dormitórios, banheiro social (área de banho e lavabo separados), quintal e jardim externo descoberto.
A área externa contém pontos de água e elétrico.
1.3 CARACTERIZAÇÃO DAS ÁREAS EXTERNAS (COMUNS)
Faz parte da residência as vias de acesso (rua e calçadas), área gramada. Os muros externos possuem altura de 1,80 m (um metro e oitenta centímetros).
Serão executadas de acordo com a capacidade de carga determinada pelo calculo estrutural e sondagem do terreno.
1.4 ESTRUTURA
Estrutura em alvenaria de tijolos, excesso de ornamentos em argamassa na fachada principal, pela utilização de platibanda e de calha, pela diversificação nas dimensões e no tratamento dos vãos.
1.5 REDE DE ÁGUA E ENERGIA
A rede de entrada de água é posicionada na entrada principal da casa, com tubulação de pvc atendendo as normas da CAERN. O hidrômetro foi instalado pela CAERN a pedido do proprietário da unidade, na edificação inicial (datada de sua construção) não possuía hidrômetro. A energia é do tipo monofásica, com medidor instalado na fachada da entrada