MEMORIAL DESCRITIVO E ANAL TICO DE EST GIO II
O SERVIÇO SOCIAL NA PREVENÇÃO E CONTROLE DO DIABETES PARA REDUZIR OS ÍNDICES DOS CASOS DE MORTALIDADE DE IDOSOS USUÁRIOS DO SERVIÇO DE SAÚDE NO HOSPITAL LÁZARO REIS
Francisca Rosiene dos Santos de Oliveira
Profa. Orientadora: Gracineide Feitosa Ribeiro
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso Serviço Social – (SES 2241) – Estágio: Hospital Lázaro Reis
03/05/13
1 INTRODUÇÃO:
Este Projeto de Intervenção foi desenvolvido para ser implementado no Hospital Lázaro Reis, município de Manacapuru-Am, onde o Serviço Social atua junto com o atendimento realizado pelos profissionais de saúde, verificando nos leitos as situações que levaram os usuários ao estado de saúde nos quais se encontram assim como todos aqueles que buscam atendimento nesta unidade. As pessoas envolvidas na observação e levantamento de demanda e, agora, objeto desse projeto são os idosos usuários dos serviços oferecidos por esta unidade de saúde pública, principalmente os idosos com diabetes. Priorizar-se-á neste projeto a importância da realização da medicina preventiva através da atuação dos profissionais da Assistência Social junto aos profissionais de saúde.
O fato de o diabetes atingir uma gama considerável dos usuários idosos atendidos nesse hospital ressalta a importância desse trabalho. O diabetes é uma doença que se desenvolve devagar e silenciosamente necessitando de informações que evite o seu surgimento.
Art.196. A saúde é direito de todos e dever do estado, garantindo mediante políticas sociais e econômicas que visem a redução dos riscos de doenças e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário as ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação. (CF,1988).
Dessa forma esse trabalho tem como objetivo geral a promoção da redução dos índices de mortalidade dos idosos usuários dos serviços e recursos que a instituição Lázaro Reis oferece. Ele elabora ações e atividades que, através da Assistência