Memorial Composição
memorial descritivo trabalho 3
O terceiro exercício da disciplina de composição e modelagem da forma arquitetônica 1 (IT811) propõe a criação de um pavilhão acadêmico para os estudantes de arquitetura e urbanismo da universidade federal rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Analisando as demandas inexistentes ou ineficientes presentes no curso, chegamos à conclusão de que o espaço existente presente no instituto de tecnologia (IT), destinado ao descanso e a realização de trabalhos não atende a demanda atual, por conta do pequeno espaço disponível, assim, decidimos propor como mote desse exercício, a criação de um espaço que atenda essa ineficiência, esse pavilhão então, abrigará espaços que se destinarão ao lazer, encontros informais, e as atividades que ocupam a maior parte do tempo do estudante de arquitetura, que são a realização de maquetes e desenhos para curso.
Para a locação desse projeto, decidimos escolher uma área que não ficasse muito distante do IT (Fig1), até mesmo do existente diretório acadêmico (DA), já que há uma forte integração entre as aulas que ocorrem no instituto e o DA.
1 – Pavilhão acadêmico; 2 – Atual DA Fig1
O pavilhão contará com dois acessos, um interior e outro exterior ao IT, de modo que se caracterize como um espaço em transição, permanecendo como parte do instituto, porém com volumetria independente. Seus caminhos de dois metros de largura se ligam ao calçadão de três metros de largura que contorna o pavilhão, dando a oportunidade de quem o acessa a ter total circulação e contato com as quatro fachadas do edifício, além de servir como base de assentamento em um local afastado das vias de acesso. Embora o pavilhão esteja locado fora das vias de acesso (Fig2), quem estiver passando pelas vias terá visão das fachadas norte e leste do edifício (Fig4), e quem estiver