memoria ram e rom
A memória RAM é um tipo de tecnologia que permite o acesso aos arquivos no computador. Diferente da memória do HD, a RAM não armazena conteúdos permanentemente. É responsável, no entanto, pela leitura dos conteúdos quando requeridos. Ou seja, de forma não sequencial, por isso, a nomenclatura em inglês de Random Access Memory (Memória de Acesso Aleatório).
Para simplificar a lógica por traz da função da memória RAM, e possível fazer uma analogia com uma mesa de estudos, onde se reúne todo o material necessário para realizar os deveres de casa: como caneta, lápis, caderno e livros. Os materiais seriam os arquivos e a memória RAM a mesa, onde tudo se reúne e o trabalho e feito.
Sendo assim, a memória RAM pode ser entendida como um espaço temporário de trabalho, pois, após a tarefa ser realizada, os arquivos (material de estudos) são retirados da memória (mesa) e mantidos no HD (armário).
Assim como a mesa, quanto maior a memória RAM, maior sua capacidade de trabalho. Mas a capacidade da mesa e medida em área. Quanto maior a área da mesa, mais livros cabem e mais rapidamente se faz o trabalho. Já a capacidade de memória RAM, mede-se pelo fluxo de bits suportados nas operações.
Ou seja , para se acessar uma grande quantidade de memória no HD de uma só vez, como muitos programas atuais exigem, e necessário uma grande quantidade de memória RAM. São estes, portanto, os megabytes ou gigabites que aparecem nas configurações.
A memória RAM é um chip semelhante a um microprocessador, composto por milhões de transistores e capacitores. O capacitor é uma peça capaz de armazenar elétrons. Quando ele está carregado, o sistema faz uma leitura com base no famoso código binário de “zeros e uns”. Cada leitura dessas em zero ou um significa um bit de informação. Essa leitura é feita de forma muito rápida, são muitas em poucos milésimos de segundos. É assim que a memória RAM processa todas as ações executadas pelo usuário.
Outras características que