biocel
INTRODUÇÃO
A microscopia tem uma grande importância no estudo das células. O conhecimento sobre as células (sua estrutura e funcionamento) foi crescendo à medida que as técnicas e métodos de microscopia evoluíram. Mas, não fora só os microscópios que evoluíram, mas também as técnicas de coloração e preparação das lâminas.
O olho humano só consegue ver imagens de objetos com dimensões superiores a 0,1 mm. Para observarmos imagens menores, temos que utilizar um microscópio. Atualmente existem vários tipos de microscópios, como por exemplo: o Microscópio de Fluorescência, Microscópio Eletrônico de Varredura, Microscópio Eletrônico de Transmissão entre outros.
Vamos nos centrar no microscópio óptico, por ser o que utilizamos em nossas aulas. Para observarmos um objeto ao microscópio óptico é necessário uma luz brilhante que deverá ser focada sobre o objeto por lentes no condensador. O objeto deve ser cuidadosamente preparado para permitir que a luz passe através dele. E por último, um conjunto de lentes (objetiva e ocular) deve ser combinado para focar uma imagem do objeto no olho. O microscópio óptico se separa em parte mecânica e uma parte óptica. Parte Mecânica:
Base ou pé: dá sustentação à coluna (ou braço), serve para apoio do microscópio na mesa
Coluna ou braço: sustenta a parte óptica (lentes) serve para segurarmos o microscópio
Tubo ou canhão: na sua parte superior encontram-se os tubos que têm as lentes oculares. A sua parte inferior fica o revólver
Revólver: é a peça giratória, onde ficam acopladas as lentes objetivas.
Macrométrico: botão que permite abaixar e levantar a platina, auxiliando na focalização mais grosseira.
Micrométrico: botão que permite abaixar e levantar a platina, auxiliando na focalização fina.
Platina ou mesa: peça onde são colocadas a lâminas a serem observadas.
Charriot: localizado lateralmente à mesa, serve para movimentar a lâmina.
Parte Óptica:
Lente Ocular: é uma lente de aumento, ela pode