memorias rom e ram
Memórias
A memória pode ser entendida como uma seqüência de células nas quais se pode armazenar um valor correspondente a um dado Como as células estão ordenadas, atribui-se a elas um número correspondente a sua posição na seqüência, contando a partir do zero. Este número denomina-se endereço
Cada célula de memória é caracterizada pelo seu endereço e seu conteúdo. Uma célula de memória armazena um único valor (conteúdo), que pode ser um número ou um caractere (letra). Eventualmente, quando for necessário armazenar um número relativamente grande, com muitos dígitos, poderá surgir a necessidade de se utilizar mais de uma célula consecutiva da memória.
Ao se falar em memória temos alguns parâmetros para se deixar bem claro como:
-CAPACIDADE :quantidade de informação que pode ser armazenada na memoria tendo como medida o byte, e tendo seus multiplicadores sendo kb (kilobyte) , MB(Megabyte),GB(gigabyte) ou TB(terabyte).
-VOLATILIDADE: Podem ser do tipo volátil ou não-volátil. A memória não-volátil mantêm a informação armazenada quando a energia elétrica é desligada.
Através das portas lógicas podemos fabricar memórias. As memórias podem ser estáticas (SRAM) ou dinâmicas (DRAM). As memórias estáticas (SRAM) mantêm o dado armazenado enquanto seus “flip-flops” estiverem alimentados. As dinâmicas (DRAM) também dependem da alimentação, mas, além disso, precisam de um “pulso” de tensão de tempos em tempos para restaurar os dados (pulso de refresh). As memórias dinâmicas (DRAM) necessitam de correntes elétricas baixíssimas, gastando menos energia e, portanto, gerando menos calor. Podem por isso, ser mais compactadas e também, mais baratas. As