Memórias rom e ram
FAMÍLIA ROM
Memória ROM
As memórias ROM são circuitos integrados que guardam o software ou os dados gravados no ato de sua criação. O usuário acessa aquilo que comprou mas não pode gravar outros dados.
Memória PROM
A memória PROM (Programmable Read-Only), permite que o conteúdo seja modificado por meio de um dispositivo conhecido como programador PROM.
O programador PROM altera fisicamente as ligações internas do chip e essa modificação pode acontecer apenas uma vez. Esse tipo de ROM pode ser encontrado em consoles de video games e em aparelhos de celulares.
Memória EPROM
A Memória EPROM (Erasable Programmable Read-Only Memory) e sua grande inovação da EPROM é permitir a regravação de dados. O conteúdo do chip pode ser apagado expondo-o à luz ultravioleta por cerca de 10 minutos. Já o processo de reescrita dos dados requer uma voltagem cada vez maior e, com isso, a número de reprogramações acaba sendo limitado.
Memória EEPROM
A memória EEPROM (Electrically Erasable Programmable Read-Only Memory) permite que os dados sejam apagados e gravados com o uso de eletricidade. Sendo assim, é possível atualizar o firmware de uma câmera ou de um MP3 Player de maneira muito mais prática, sem precisar remover o chip ROM de dentro do aparelho. Os modelos mais comuns de EEPROM são a EAROM, que permite a alteração de um bit por vez do seu conteúdo, e a Flash Memory, que pode ter seu conteúdo alterado de forma muito mais rápida, além de durar muito mais, possibilitando mais de 1 milhão de ciclos de reprogramação.
FAMÍLIA RAM
Memória Dinâmica
Está memória é composta pelo que chamamos de célula de memória, a combinação de um transistor e um capacitor. No funcionamento da gravação de dados na memória, o transistor é como uma chave, que indica o valor 1 ou 0 para aquela célula. Assim, o capacitor mantém essa informação ativa, impedindo que ela se perca rapidamente. No entanto, é necessário que a