memoria ram e rom
A memória RAM (Random Acess Memory), funciona guardando apenas os dados que se está usando. O hard drive guarda dados quando não estão em uso. Se computadores não usassem a RAM e usassem apenas o hard drive, tudo operaria lentamente. Se você pensar a memória é muito importante em nossas vidas, ela está em todos os lugares, um número armazenado na calculadora (um exemplo de uso da RAM) até quando um microondas precisa saber quanto tempo é preciso que ele fique ligado para a pipoca ficar pronta. (exemplo de uso da ROM)
ROM
O nome ROM vem de Read-Only Memory, o que significa memória apenas de leitura e não pode ser escrita. A ROM é usada em situações onde os dados precisam ser guardados permanentemente. Isso se deve ao fato da memória não ser volátil, ou seja, o conteúdo nao se perde ao se desenergizar o computador. A BIOS de um computador é gravada de fábrica dentro de uma ROM
Existem diferentes tipos de ROM
- Programmable ROM (PROM)
Basicamente isso é um chip de ROM em branco que pode ser escrito uma vez. Se for fazer uma analogia, essa ROM seria um CD-R que pode ser escrito apenas uma vez. Algumas companhias usam máquinas especiais para gravar em PROMs para casos especiais.
- Erasable Programmable ROM (EPROM)
É muito parecida com PROM exceto pelo fato de se poder apagar a ROM usando uma luz ultra-violeta dentro de um sensor da própria ROM por um certo tempo. Fazendo isso os dados são apagados e pode-se escrever novamente na ROM.
- Electrically Erasable Programmable ROM (EEPROM)
Também chamada de Flash BIOS, essa ROM pode ser re-gravada com o uso de um software especial. A Flash BIOS opera dessa maneira, assim o usuário pode atualizar a BIOS.
RAM
Random Access Memory (RAM) é o que a maioria das pessoas pensam quando escutam a palavra memória associada aos computadores. É uma memória volátil, quer dizer que quando o computador é desligado todos os dados são perdidos. A RAM é usada para armazenar