memoria descritiva de acustica
1.-
ISOLAMENTO SONORO
2
1.1.-
Resultados da estimativa do isolamento sonoro
2
1.2.-
Justificação de resultados do cálculo do isolamento sonoro
3
1.2.1.-
Isolamento sonoro a sons de condução aérea entre compartimentos
4
1.2.2.-
Isolamento sonoro a sons de percussão entre compartimentos
10
1.2.3.-
Isolamento sonoro a sons de condução aérea contra ruído do exterior
13
2.-
ACONDICIONAMENTO ACÚSTICO
17
2.1.-
Cálculo do tempo de reverberação
18
2.1.1.-
Tempos de reverberação noutros compartimentos do edifício
18
1.- ISOLAMENTO SONORO
O presente estudo do isolamento sonoro do edifício é o resultado do cálculo de todas as possíveis combinações de pares de emissores e receptores sonoros presentes no edifício, conforme a regulamentação vigente (Regulamento dos Requisitos Acústicos dos Edifícios), obtido com base em métodos de cálculo para a estimativa de isolamento sonoro a sons de condução aérea e de percussão entre compartimentos e isolamento sonoro a sons de condução aérea provenientes do exterior, descritos nas normas NP EN 12354-1,2,3.
O edifício objecto de estudo situa-se numa zona mista ou sensível, conforme o estipulado nas alíneas c), d) e e) do nº 1 do artigo 11.º do Regulamento Geral do Ruído.
Para os cálculos do índice de isolamento sonoro a sons de condução aérea provenientes do exterior, foi considerado um tipo de ruído dominante de emissão correspondente a um espectro de ruído rosa (termo de adaptação C).
Em todos os cálculos intermédios, assim como nas correcções finais dos índices de isolamento calculados, foi utilizado um tempo de reverberação de referência (T0) de 0.5 s e uma área de absorção sonora equivalente de referência (A0) de 10 m².
1.1.- Resultados da estimativa do isolamento sonoro
Apresentam-se aqui os resultados mais desfavoráveis de isolamento sonoro calculados no edifício, classificados de acordo com as diferentes combinações de compartimentos emissores e receptores presentes na regulamentação vigente.
Em