Linguística
Aluno: Michele de Jesus Pestana
Pontuação: 10 pontos de 40
Tarefa 2.2
Atividades para verificar habilidade de pesquisa. Responder/desenvolver as questões teóricas.
1. Conceitue linguística (máximo em dez linhas; indique o teórico).
Em sua obra Curso de Linguística Geral (1916), Ferdinand Saussure buscou definir o objeto de estudo da linguística (a língua) de forma científica, pois tal conceito não tinha dados comprovados. Ele afirma que a linguagem não é um sistema de valores puros, pois ela apresenta um lado social e um lado individual. Sendo assim, ele aborda algumas dicotomias, dentre elas: língua/fala, significante/significado, sincronia/diacronia, sintagma/paradigma.
O autor mencionado explicita a língua como um sistema organizado, utilizado por determinada sociedade para interagir (fala). A organização da língua como um sistema se dá pelo conceito dos signos, o qual está associado ao significado (conceito) e ao significante (imagem).
2. Elabore um texto, no máximo em vinte linhas, versando sobre o estudo, a origem, a história, o progresso da linguística no Brasil.
Os estudos sobre a linguagem iniciaram-se desde o momento em que os homens tiveram a necessidade de padronizar as regras de uma língua, a fim de estabelecer a comunicação entre os povos. Inicialmente, os estudos linguísticos eram apenas explicativos, comparativos e conservativos, destinados a compor gramáticas e dicionários de diversas línguas. As primeiras contribuições para a área da linguagem vieram do filósofo Platão, na Grécia antiga, cenário inicial dessa teoria. Com a perda da tradição gramatical greco-romana, no século XV, deu-se importância aos estudos das línguas vernáculas e exóticas.
Considerado o pai da linguística moderna, Ferdinand Saussure promoveu o reconhecimento da linguística como ciência e desenvolveu o estruturalismo. Ele também abordou dicotomias como: língua e fala, sincronia e diacronia, significado e significante, dentre