MEMORANDO - Redação Oficial
O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.
Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, ideias, diretrizes, etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público.
Sua característica principal é a agilidade. A tramitação do memorando em qualquer órgão deve pautar-se pela rapidez e pela simplicidade de procedimentos burocráticos. Para evitar desnecessário aumento do número de comunicações, os despachos ao memorando devem ser dados no próprio documento e, no caso de falta de espaço, em folha de continuação. Esse procedimento permite formar uma espécie de processo simplificado, assegurando maior transparência à tomada de decisões, e permitindo que se historie o andamento da matéria tratada no memorando.
De forma concisa, use papel timbrado; redija o número do memorando, a data, os nomes do emissor e do destinatário da comunicação; acrescente o item assunto para facilitar a comunicação; cada memorando deve tratar apenas de um assunto, logo se houver mais de um assunto, serão necessários mais de um memorando, como por exemplo, cinco assuntos, cinco memorandos. Essa redação administrativa caracteriza-se pela simplicidade e certo grau de informalidade, o que não pode ser confundido com intimidade. Não use um tom descontraído, como se conversasse com amigos. É um documento, não se esqueça. Não são necessários tratamentos afetuosos e formais tais como prezado, um abraço, cordialmente, respeitosamente etc.
Quanto a sua forma, o memorando segue o modelo do padrão ofício.
Exemplo:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
GABINETE DO REITOR
CAMPUS UNIVERSITÁRIO REITOR JOÃO DAVID FERREIRA LIMA - TRINDADE
CEP: 12345-900 - FLORIANÓPOLIS - SC