Contração Muscular
Unidades Formadoras;
Tipos de Músculos;
Relações Energéticas;
Os Tipos de Contrações;
Como Ocorre;
Processos Envolvidos;
Finalidade.
O sistema muscular é formado por músculos, cujos são formados por fibras musculares que por sua vez, são constituídas de miofibrilas que é construída através da junção das proteínas actina e miosina que são proteínas que estimulam estruturas contráteis.
A)
B)
Existem dois tipos principais de fibras musculares, as lisas e as estriadas: Fibras lisas contraem-se mais lentamente, mas a contratura pode demorar muito tempo. São encontradas nas vísceras, especialmente no tubo digestivo, bexiga e artérias.
Fibras estriadas contraem-se mais rapidamente, e em casos normais sua contração dura pouco. Formam a massa dos músculos esqueléticos, e como um tipo especial do miocárdio. Possui 40% da massa corporal humana.
O músculo é um biossistema que transforma
Energia Elétrica Potencial de biomoléculas em
Calor e Trabalho Mecânico:
Contração Isotônica Também conhecida por contração dinâmica, é a contração muscular que provoca um movimento articular. Há alteração do comprimento do músculo sem alterar sua tensão máxima. Possui alto consumo calórico e geralmente é de rápida duração. A contração isotônica divide-se em dois tipos: concêntrica e excêntrica.
Concêntrica: o encurtamento dos sarcômeros aproxima as inserções musculares. Ex: levar o alimento à boca
Excêntrica: o aumento do comprimento dos sarcômeros realiza um movimento de alongamento dos músculo afastando as inserções. Ex: devolver um copo à mesa
Contração Isométrica
Também conhecida por contração estática, é a contração muscular que não provoca movimento ou deslocamento articular, sendo que o músculo exerce um trabalho estático. Não há alteração no comprimento do músculo, mas sim um aumento na tensão máxima do mesmo. Possui baixo consumo calórico e média duração e a energia gasta durante essa