Memorando, Ofício, Requerimento e Relatório
Departamento de Letras
Curso:Física 2014.1
Aluna :
Matrícula:
Professora:Fátima Gonzalez Deler
2014
Universidade Federal do Maranhão-UFMA
Departamento de Letras
Curso:Física 2014.1
Os Diversos tipos de Textos:
Memorando, Ofício, Requerimento e Relatório.
Professora:Fátima Gonzalez Deler
2014
INTRODUÇÃO
No atual cenário contemporâneo há uma enorme necessidade de se comunicar e se fazer entender, para que isso ocorra de maneira eficaz,saber utilizar de maneira correta recurso linguísticos . Tendo esse trabalho como objetivo de ampliar e esclarecer aplicação dos diversos tipos de texto de acordo com o
Manual de Redação da Presidência da Republica,especificamente os tais:Memorando,Ofício,Requerimento e Relatório.
Requerimento
A modalidade textual requerimento define-se, literalmente dizendo, por uma circunstância comunicativa cuja intenção é a de requerer, solicitar, algo sobre o qual se tem direito. Tal requerimento deve ser endereçado a uma determinada autoridade. Como o requerimento é sempre dirigido ao responsável por um determinado sector ou serviço, deve utilizar-se um tratamento solene e adequado à entidade e um registro de língua cuidado. Por outro lado, a apresentação da situação deverá ser feita com clareza, para possibilitar uma fácil compreensão, podendo apoiar-se na legislação em vigor.
Muitas são as situações do quotidiano em que os indivíduos são confrontados com a necessidade de requerer determinados serviços ou benefícios: anulação de matrícula, mudança de turma, consulta e reapreciação de prova, por exemplo, em contexto escolar, e pedido de autorização ou benefícios diversos, na globalidade da vida do cidadão.
Características do registro linguístico
Ao elaborar um requerimento, atente no tipo de discurso que utilizará:
Uso de registro formal;
A linguagem deve ser objetiva e clara;
Emprego da terceira pessoa do singular ou do plural;
Recurso a palavras