Trabalho de linguagem
Os elementos do texto técnico;
Os textos técnicos apresentam em sua estrutura dois elementos: a descrição de objeto e a descrição de processo.
Objeto;
É uma representação verbal que irá qualificar um elemento apresentando suas características.
Exemplo;
Parabéns por adquirir um celular da apple, que inclui:
1 bateria
2 fone de ouvidos
3 cabo usb
4 carregador
5 manual de instruções
6 termo de garantia
Processo;
É a representação, também verbal do funcionamento de um elemento. A ênfase é dada na ação que é bem detalhada (no texto literário é a elaboração da narrativa, do suspense). O corpo de quase todos os relatórios técnicos é uma descrição de processos e exige conhecimento do assunto.
A descrição não é um processo exclusivo da estruturação do texto técnico. Com certeza ela pode ser também da literária.
Correspondência oficial;
Os tipos de correspondência oficial são: relatório, oficio, ata, exposição de motivos, memorando, requerimento, e-mail e despacho, muito utilizado hoje em dia. Nesta aula você ficará sabendo como são elaboradas essas correspondências oficiais.
Relatório; o relatório é um documento no qual se expõe o relato de uma ocorrência, da execução de serviços, de fatos da administração pública ou privada, ou ainda o resultado de uma pesquisa ou investigação.
O texto do relatório, quando necessário, é acompanhado de gráficos, tabelas, ilustrações, mapas, diagramas... Enfim, tudo o que ajude a esclarecer ou detalhar as informações nele contidas. Muitas vezes, é encaminhado como anexo de um oficio a depender dos trâmites internos da instituição.
Oficio;
Dentre os tipos de textos técnicos escritos, o oficio é, sem dúvida, um dos mais utilizados seja no serviço público ou em empresas privadas. É utilizado com as mais diversas