Membrana Plasmática
ANA CRISTINA RAMOS VEIGA
MENBRANA PLASMATICA
E PAREDE CELULAR EM
Mogi das Cruzes, SP
2015
ANA CRISTINA RAMOS VEIGA RGM:11152500488
1. INTRODUÇÃO
Membrana plasmática e Parede celular são partes constituintes de uma célula. Todas as células possuem membrana e apenas as células procarióticas e vegetais possuem parede celular. Falaremos a seguir das diferenças entre elas em células animais, vegetais e bacteriana.
2. MEMBRANA PLASMÁTICA
Membrana plasmática, fina camada microscópica elástica que envolve toda célula e delimitam os espaços intracelular e extracelular, ela também envolve o núcleo e nas células Eucarióticas separa as organelas do meio em que estão.
Está disposta em duas camadas de Lipídeos é composta principalmente de Fosfolipídio e por proteínas diferentes, entre suas funções ela faz a permeabilidade seletiva da célula, ou seja, é ela quem controla o que entra ou sai de acordo com a necessidade de cada célula. 3. PAREDE CELULAR
A Parede Celular envolve a membrana plasmática, esta presentes em algumas células é uma camada espeça de carboidratos e celulose nos vegetais, se diferem em função para cada célula entre elas, a parede celular fornece suporte e proteção a célula e não está presente em célula animal.
3.1 PAREDE CELULAR VEGETAL
As paredes celulares dos vegetais são ricas em polissacarídeos sua composição química é a celulose, imersa em diferentes hemiceluloses, substancias Pécticas e proteínas. A parede formada logo após a membra plasmática é chamada parede primária e determinará a forma que a planta terá em sua existência, após o processo de crescimento estar concluído, começará o processo para a formação de uma segunda parede onde haverá infiltração de lignina.
A parede celular nas plantas fornecerá proteção , sustentação mecânica, determinará sua forma, participara do controle da pressão osmótica e a penetração de agua no citosol.
3.2 PAREDE CELULAR BACTÉRIAS