MEMBRANA PLASMATICA
É disposto em um modelo mosaico fluido tendo como função Englobar a célula, definir os seus limites e mantêm as diferenças essenciais entre o citosol e o ambiente extracelular.
As membranas das organelas mantêm as diferenças características entre os conteúdos de cada organela e os do citosol.
Sintase de ATP é o nome dado a proteína que sintetizam ATP, utilizando para isso alguma forma de energia.
Proteinas sensoriais são proteinas da menbrana plasmática que atuam como sensores de sinais externos, permitindo que a célula mudem seu comportamento em resposta a sinais ambientais.
COMPOSIÇÃO DA MEMBRANA PLASMÁTICA:
FILME MUITO FINO DE LIPÍDEOS E PROTEÍNAS.
LIPÍDEOS: 50% da massa das membranas; Moléculas anfipáticas (anfifílicas); Compostos por fosfolipídios, glicolipídeos e colesterol
PROTEÍNAS: Classificadas como integrais e periféricas
AÇÚCARES: Componentes dos glicolipídeos e das glicoproteínas da membrana.
Os FOSFOLIPÍDEOS são os mais abundantes componentes da membrana plasmática; formados por uma cabeça polar e duas cadeias hidrofóbicas; os quatro principais são fosfatidilcolina, esfingomielina, fosfatidiletanolamina e fosfatidilserina.
Os tipos de movimentos de um fosfolipídio em uma bicamada lipídica:
DIFUSÃO LATERAL: quando uma molécula de lipídio ou proteína fazer um movimento lateralmente na mesma camada trocando de posição c/ outra molécula deixando livre um espaço.
DIFUSÃO ROTACIONAL: É a rotação de proteínas ou lipídios de uma face á outra da membrana. FLIP-FLOP: troca de posição entre moléculas de proteínas de uma camada para outra.
A bicapa lipídica é uma estrutura formada pelo acoplamento de distintos lípidios anfipáticos, que têm uma cabeça hidrófilica e uma cauda hidrófobica, que quando se encontram em um meio aquoso se orientam espacialmente, de tal maneira que as cabeças hidrofílicas se orientam até o exterior e as caudas hidrófobas se dirigem ao interior; devido a isso pode-se alterar a fluidez da membrana,