Membrana plasmatica
INTRODUÇÃO TEÓRICA:
Este é um trabalho de pesquisa dídactica, que visa expor as ideias adquiridas aquando de uma pesquisa sobre as celulas procarioticas, mais especificamente sobre a nutrição e a reprodução destas.
Ao abordar um tema como o estudo das celulas procarioticas tomamos a célula bacteriana como modelo de organização procariótica.
. Células Procarióticas (do latim pro, primitivo, e cario, núcleo)
Caracterizam-se pela ausência de um envoltório nuclear, estando os cromossomas imersos no citoplasma. Nessas células, o sistema de membranas se resume à membrana plasmática.
Este trabalho tem por objectivo geral o estudo de celulas procarionte, especificamente a sua nutrição, fonte energetica, reprodução e meio de cultura.
Os pontos a serem tratados nesta pesquisa saõ: o CARACTERÍSTICAS GERAIS: - anatomia da célula procariótica o REPRODUÇÃO:
- Sexuada
- Assexuada o NUTRIÇÃO BASTERIANA:
- Caracteristicas nutricionais
- Fontes de energia
- Meios de cultura
Ora vejamos;
CARACTERÍSTICAS GERAIS:
Os organismos formados por células procarióticas designam-se por procariontes, agrupam-se no Reino Monera e são conhecidos pela designação geral de bactérias (do gr. :bakterion, pequeno bastonete). Foram estes organismos que protagonizaram as primeiras etapas da evolução dos seres vivos.
No plano morfológico, as bactérias apresentam uma enorme variedade de formas e dimensões. Podem ainda viver isoladas ou formar colónias de células mantidas agregadas depois de se dividirem. Contudo, a despeito dessa variedade, é possível encontrar uma unidade anatómica.
No que se refere aos regimes de vida e ao metabolismo energético, encontram-se bactérias que mantêm o regime heterotrófico exclusivo, tal como certamente foram os primeiros seres vivos. Outras, fotossintetizantes, são autotróficas, como as bactérias verdes e as púrpura. Em ambos os grupos, existem espécies sulfurosas (que oxidam