Melhorias da qualidade no serviço público através da disseminação do uso de software livre
Edrilene Barbosa Lima Justi. edrilene@gmail.com
Administradora (UFMS). Mestre em Agronegócios (UNB, UFGO, UFMS).
Jamson Justi. jamsonjusti@yahoo.com.br
Engenheiro Mecatrônico (UCDB). Pós graduando em Sistemas de Informação (UNIGRAN)
Área Temática: Tecnologia e Produção
Resumo
A qualidade pode ser alcançada se observadas algumas características, como excelência, valor, especificações, conformidade, regularidade e adequação ao uso. É possível através dessas definições de qualidade melhorar o serviço público como um todo, aliando-se tecnologia e participação da sociedade, instituições de ensino, e do próprio funcionalismo público. Nesse contexto se encontra a questão do uso do software livre, que, proporciona além de reduções de custo, se comparado a licenças de softwares fechados, uma interação com a sociedade, e faz com que se desenvolvam programas criados especificamente para atender as necessidades do governo. A partir dessas referências, foram apontadas propostas para a melhoria no serviço público do estado de Mato Grosso do Sul através do uso de software livre.
1. Introdução Há muitas definições para a idéia da qualidade e diversos autores dedicaram suas carreiras para estudá-la: Shewhart, Dodge, Romig, Feigenbaum, Deming, Juran, Ishikawa, dentre os mais destacados.
Maximiano (2006) traz as principais definições para a qualidade: • Excelência: o melhor que se pode fazer, o padrão mais elevado de desempenho em qualquer campo de atuação; • Valor: qualidade como luxo. Maior número de atributos. Utilização de materiais ou serviços raros, que custam mais caro. Valor é relativo e depende da percepção do cliente, seu poder aquisitivo e sua disposição para gastar. • Especificações: qualidade planejada. Projeto do produto ou serviço. Definição de como o produto ou serviço deve ser. • Conformidade: grau de identidade entre o produto ou