Melhoria especifica
SUZUKI (1994)
Como todas as atividades praticadas para revitalizar as organizações, o objetivo da TPM é melhorar os resultados corporativos e criar ambientes de trabalho agradáveis e produtivos. Uma característica importante da TPM é seu efeito potencial sobre o limiar da rentabilidade. Porém, quando se escuta dizer
“fazer benefícios através da TPM”, algumas pessoas concluem que é um modo fácil de ganhar dinheiro para a empresa. Esta atitude passiva não pode trazer bons resultados. Somente adotando uma atitude pró-ativa e investindo tempo e dinheiro necessários para fazer rentável um programa de TPM, a empresa perceberá benefícios tais como aumentar sua produtividade em 1,5 a 10 vezes o valor investido.
O QUE É MELHORIA ESPECÍFICA
SUZUKI (1994)
A melhoria específica inclui todas as atividades que maximizam a eficácia global dos equipamentos, processos e plantas através de uma intolerante eliminação de perdas e da melhoria de rendimentos.
Muitas pessoas perguntam qual é a diferença entre a melhoria específica e as atividades de melhoria contínua diária que já praticam. O ponto básico a lembrar sobre a melhoria específica é que se uma empresa já está fazendo todas as melhorias possíveis durante o trabalho rotineiro e as atividades de pequenos grupos, a melhoria específica é desnecessária. Porém, as melhorias do dia-a-dia, na prática não marcham tão regularmente como seria desejável. As pessoas se queixam de estarem muito ocupadas, que as melhorias são difíceis de fazer, ou que não se atribui investimentos suficientes.
Como resultado, os problemas difíceis permanecem sem solução e continuam as perdas e o desperdício, fazendo ainda mais remota a possibilidade de melhorar.
A melhoria específica se coloca em prática sistematicamente
O procedimento a seguir é extremamente eficaz para romper o ciclo vicioso que impede que as melhorias sejam implantadas firmemente nos locais de trabalho:
- Selecionar