Trabalho Conclusao 4
A área de processo relativa à categoria de Gerência de processos contém atividades relacionadas para definir, planejar, implantar, monitorar, controlar, medir e melhorar processos. As áreas de processo relativas à categoria de Gerência de projeto contêm as atividades de planejar, monitorar e controlar o projeto. A categoria de Engenharia refere-se às diversas engenharias, como de sistemas de software. As atribuições de fornecer suporte ao desenvolvimento e à manutenção de produtos são relativas à categoria de Suporte.
TABELA
Cada prática específica e genérica corresponde a um nível de capacitação. Objetivos e práticas específicos são aplicados em áreas de processo individuais. Objetivos e práticas genéricos são aplicados a múltiplas áreas de processo. Os objetivos e práticas genéricos definem uma seqüência de níveis de maturidade que representam melhorias na implementação e na efetiva melhoria dos processos escolhidos.
Os modelos CMMI são especificados para descrever níveis discretos de melhoria de processos. Na representação contínua, os níveis de maturidade sugerem uma seqüência para melhoria de processos em cada área. Ao mesmo tempo, a representação contínua permite alguma flexibilidade em relação à ordem em que as áreas de processo são abordadas.
Na representação contínua existem seis níveis de capacitação denominados: incompleto, realizado, gerenciado, definido, gerenciado quantitativamente e otimizado.
Nível 0: Incompleto
O nível incompleto corresponde, no caso mais simples, à não-realização de um processo. Se o processo é implementado pela organização, o nível 0 é atribuído quando um ou mais objetivos específicos da área de processo não é(são) satisfeito(s).
Nível 1: Realizado
Para estar em nível 1, cada processo deve cumprir todos os objetivos específicos de sua área. Um processo utiliza entradas determinadas e leva à obtenção de produtos específicos, identificados como saídas.
Nível 2: Gerenciado
Cada processo cumpre com todos os requisitos do