Melhoramento da produção, controle da qualidade total e medidas de produtividade
1 Introdução
Em um contexto de mudanças constantes e forte competitividade, onde as organizações encontram-se inseridas, é indiscutível que melhoramentos no processo produtivo devem ser discutidos e implementados a fim de que a empresa aumente o seu desempenho e alcance bons resultados frente aos seus concorrentes.
Segundo Corrêa e Corrêa (2009, p.222), “é impossível para uma empresa permanecer competitiva se se mantiver fazendo as coisas da mesma forma por longos períodos: ela será logo superada por concorrentes em evolução constante. A única saída é melhorar”.
Tendo em vista a necessidade de melhoramento das operações produtivas, o presente trabalho objetiva fazer uma abordagem teórica sobre esse melhoramento, como o seu uso pode aprimorar os processos produtivos, prevenir falhas, recuperar-se quando as falhas acontecerem – interrompendo, assim, a piora dos processos – e como o processo de melhoramento pode ser apoiado pela gestão da qualidade total (total quality management – TQM). Além disso, também será feito uma abordagem teórica sobre medida de produtividade: os benefícios gerados pelo seu monitoramento, bem como as formas básicas de medida da produção, incluindo amostra de alguns exemplos práticos ilustrativos.
Para isso, será realizada uma revisão bibliográfica dos referidos temas, a partir de alguns autores renomados na área de produção e operações.
2 Melhoramento da Produção
Além de projetar a operação produtiva, planejar e controlar suas atividades, fazer melhoramentos também é uma das principais responsabilidades do gerente de operações, pois, não importa quão bem gerenciadas essas operações sejam, elas podem ser melhoradas. (SLACK at al, 2009)
2.1 Medidas de Melhoria do Desempenho da Produção e Prioridades de Melhoramento
De acordo com Slack et al (2009), anterior ao processo de definição, por parte dos gerentes de produção, das formas de abordagem