Meiose
Na meiose, a carga cromossômica de uma célula é reduzida pela metade, isto é, uma célula diplóide forma células haplóides.
A meiose também pode ser dividida nas mesmas fases em que dividimos a mitose, com a diferença de que na meiose há a formação de quatro células-filhas para cada célula que realiza o processo.
Etapas da meiose:
1ª Etapa:
1) Prófase I : esta etapa pode ser subdividida em:
a) Leptóteno: os cromossomos, que já se encontram duplicados, começam a se condensar,
b) Zigoteno: os cromossomos homólogos começam o pareamento.
c) Paquíteno: nesta fase, os cromossomos homólogos completam o pareamento e ocorre ainda o processo de permutação ou crossing-over, no qual já a quebra de cromátides homólogas e, em seguida, sua "ressoldagem" trocada em diagonal, resultando em uma troca de material genético entre os cromossomos homólogos.
d) Diplóteno: nesta etapa, podemos observar a formação de quiasmas, que são pontos das cromátides onde houve o crossing-over, que permanecem unidos. Nesta fase, os cromossomos homólogos começas a se separar.
e) Diacinese: há maior condensação dos cromossomos, e os quiasmas deslizam para as extremidades destes.
2) Metáfase I : os cromossomos, já emparelhados, dispõem-se na região mediana da célula, onde se prendem às fibras do fuso acromático.
3) Anáfase I : ocorre a separação dos cromossomos homólogos que migram para polis opostos.
4) Telófase I : ao contrário da telófase que ocorre na mitose, aqui os cromossomos não se descondensam completamente. Há divisão do citoplasma formando, assim, duas células-filhas.
2ª Etapa:
Nesta etapa (que ocorre comas duas células formadas na etapa anterior) não ocorre duplicação de DNA. Assim, os movimentos cromossômicos são idênticos aos da mitose, havendo separação de cromátides irmãs, e não de cromossomos homólogos.