Meios de cultura
Os meios de cultura são preparações solidas, semi-solidas ou liquidas, simples ou complexas que se empregam no laboratório para cultivar microorganismos, constituindo ambientes artificiais que se assemelham tanto quanto possível as condições naturais.
Meios de cultura são substratos adequados ao crescimento, multiplicação e desenvolvimento de microorganismos fora de seu habitat natural. Os primeiros meios utilizados foram naturais e líquidos como o caldo de pimenta, a urina, o sangue e o leite. Um meio de cultura destinado á cultura e isolamento de microorganismos devem ser constituídos por: uma base nutritiva, uma substancia nutritiva suplementar, um fator ionizante, um tampão, uma substancia solidificante, substancias especiais.
O meio de cultura deve ser estéril, por isso eles devem ser esterilizados após a preparação para eliminar microorganismos contaminantes.
Alguns procedimentos são essenciais na hora da preparação de cada meio de cultura para a obtenção de melhores resultados e evitar contaminações, como nos diferentes casos: quando distribuir o meio antes de autoclavar, os tubos não precisam estar esterilizados; quando distribuir o meio após a autoclavação, os tubos, frascos, placas, pipetas e vidrarias ou materiais auxiliares obrigatoriamente devem ser estéreis e os meios devem ser autoclavados com as tampas semi-abertas, para que a esterilização seja por igual em todo o conteúdo dos tubos - tampas fechadas não permitem a entrada do vapor.
Tendo como conhecimento as responsabilidades e desenvolvendo em pratica o entendimento das aulas teóricas.
Este trabalho tem como objetivo proporcionar conhecimento sobre a aula pratica de preparação de meios de cultura. Descrevendo o que foi realizado na aula pratica. O crescimento dos microrganismos nos diferentes meios de cultura utilizados fornece as primeiras informações para a sua identificação. É importante conhecer o potencial de crescimento de cada meio de cultura e adequar ao perfil bacteriano