Processo de cuidar - higenização das mãos
O que é higienização das mãos?
Segundo a ANVISA, 2007 a higienização das mãos é a medida individual mais simples e menos dispendiosa para prevenir a propagação das infecções relacionadas à assistência à saúde. Recentemente, o termo “lavagem das mãos” foi substituído por “higienização das mãos” devido à maior abrangência deste procedimento.
Finalidades da higienização das mãos:
*Remoção de sujidade, suor, oleosidade, pêlos, células descamativas e da microbiota da pele, interrompendo a transmissão de infecções veiculadas ao contato.
*Prevenção e redução das infecções causadas pelas transmissões cruzadas..
Lavagem Simples das Mãos:
*Antes de iniciar qualquer uma dessas técnicas, é necessário retirar jóias (anéis, pulseiras, relógio), pois sob tais objetos podem acumular-se microrganismos.
*Duração de 40 a 60 segundos.
*Abrir a torneira e molhar as mãos, evitando encostar-se a pia.
*Ensaboar as palmas das mãos, friccionando-as entre si.
*Aplicar na palma da mão quantidade suficiente de sabão líquido para cobrir todas as superfícies das mãos.
*Enxaguar as mãos, retirando os resíduos de sabão. Evitar contato direto das mãos ensaboadas com a torneira.
*Secar as mãos com papel-toalha descartável, iniciando pelas mãos e seguindo pelos punhos. *Desprezar o papel-toalha na lixeira para resíduos comuns.
A importância da assepsia no ambiente hospitalar A assepsia é o conjunto de medidas que utilizamos para impedir a penetração de microorganismos num ambiente. Um ambiente asséptico é aquele que está livre de infecção. O Hospital deve ser considerado insalubre por vocação, pois concentra o hospedeiro mais suscetível e microorganismos mais resistentes. Os microorganismos contaminam artigos hospitalares, colonizam pacientes graves e podem