Meios de Cultura
Basicamente um meio de cultura deve ter :
Fornecer fonte de carbono e nitrogênio para a síntese de compostos orgânicos.
Fornecer fonte de energia, sais minerais, e fatores de crescimento.
Fornecer condições físicas também; como pH, os molaridade, umidade, aeração, e temperatura ideal.
A semeadura pode ser feita tanto em meios sólidos quanto líquidos onde todo meio solido possui agar que é um polissacarídeo de alto peso molecular extraído de algas marinhas com ação mecânica.
A placa de ágar proporciona um meio rico em nutrientes que estimula o crescimento e a multiplicação de microrganismos. A semeadura por esgotamento que é um tipo útil de semeadura, utiliza o método de estriamento em quadrantes, no qual a placa inteira é dividida em quatro quadrantes. Conforme move-se de um quadrante para outro, há uma diluição gradual da cultura original por toda a superfície disponível. O quadrante em que se começa mostra um crescimento microbiano denso e sem distinção, que parece um tapete de microrganismos, enquanto que o último mostra colônias isoladas. Porem a semeadura em tapete é feita para que toda a placa esteja com uma amostra, em toda a sua superfície, já a técnica de semeadura por é feita apartir de uma técnica de isolamento, essa técnica de semeadura consiste em espalhar o material com o auxílio de uma alça bacteriológica, fazendo estrias sucessivas até o esgotamento do material, de modo a obter-se um perfeito isolamento das bactérias existentes na amostra, que após a incubação, formarão as colônias isoladas sobre a superfície do ágar.
Assim como esses dois meios existem vários tipos de semeadura onde todos são muito utilizado em praticas de bacteriologia, e ate mesmo em meio fungii.