Meio Transacional
O meio envolvente transacional de uma empresa trata-se de um conjunto de factores externos a organização que têm influência directa na maneira que desempenham as suas funções, estes factores devem ser tidos em atenção no momento que se definem objectivos organizacionais e no instante de adoptar novas estratégias na maneira de actuar.
Os Clientes são os principais consumidores e os que actuam de forma mais directa numa organização pois são quem usufrui dos bens e serviços oferecidos pelas indústrias e em conjunto constituem o mercado ou a procura. É crucial nesta fase conhecer-se bem o tipo de cliente da empresa, quem são e o que compram, de forma a adequar a gestão da empresa às tendência especificas de cada cliente.
Os Fornenecedores têm um papel muito importante no desenvolvimento de uma organização, pois representam os agentes económicos que vendem ou prestam serviços ao sector, são responsáveis pelos inputs fundamentais para o funcionamento e desenvolvimento de uma empresa.
Os Concorrentes são os potenciais ou actuais produtores de produtos capazes de substituir os produtos e serviços oferecidos pela empresa. Em conjunto constituem a industria ou a oferta. Nesta fase a empresa tem que fazer uma análise das ofertas dos principais concorrentes para assim se anteceder e ter a melhor estratégia sobre eles e ter sempre a vantagem no mercado.
Os Trabalhadores são fundamentais para o sucesso de uma empresa, são eles que dão valor aos clientes, para que os seus serviços sejam os melhores os seus trabalhadores têm que ser qualificados e têm de estar motivados, só assim os níveis de produtividade e de competividade serão os mais altos.
Accionistas são um grupo de interesses internos, aqueles que têm uma influência directa na empresa, exercem pelo voto decisões cruciais para a escolha de estratégias e objectivos para o sucesso da organização, apesar de que os accionistas estão mais interessados no retorno dos seus investimentos