Meio ambiente
A indústria da construção civil tem atualmente 40% de participação na economia mundial exercendo forte influência não apenas na economia como no meio ambiente.
Isto, porém, não muda o fato de que a construção civil é uma atividade extremamente poluente e que consome muitos recursos naturais, gerando grande impacto ao meio ambiente.
Existem diversas alternativas para minimização desses impactos ambientais, para isso é necessário que essas soluções sejam economicamente viável para investidores, que atenda a necessidade dos usuários e elas devem ser produzidas com técnicas que reduzam o trabalho inseguro e degradante do homem.
A primeira ação a ser tomada para alcançar estes objetivos é uma mudança cultural e na maneira de agir das pessoas, porém este é o tipo de ação que costuma levar tempo para ser absorvida por todos os envolvidos.
Entre inúmeras possibilidades, algumas soluções simples podem ser adotadas desde o início da obra até o seu fim, como o aproveitamento da luz solar, o reaproveitamento das águas cinzas, o uso de jardins e áreas não pavimentadas para reduzir o efeito devastador das chuvas mais intensas e também a redução do lixo e a reciclagem.
CONCLUSÃO
Hoje a economia mundial tem grande influência da construção civil, porém não podemos esquecer o outro lado da moeda, que é o impacto que essa atividade exerce no meio ambiente.
Para conseguir a redução desses impactos nocivos, a mudança deve ir muito além de investimentos financeiros, é necessário um esforço para uma mudança na maneira das pessoas pensarem e agirem quando se trata do meio ambiente.
É necessária a percepção de que com simples mudanças, como a redução no consumo de energia e de água, redução do lixo, a promoção da reciclagem, podemos diminuir muito estes efeitos nocivos no meio ambiente.
Desde a concepção de um projeto até a sua utilização após o seu término, é necessário levar em conta seu