MEIO AMBIENTE
Você já parou para refletir sobre sua qualidade de vida?
Em termos de qualidade ambiental, quais as condições do seu bairro?
O que é ter qualidade de vida?
Para a maioria das pessoas que vivem nesta sociedade capitalista, a qualidade de vida está relacionada a conforto, bens materiais, lazer, saúde, esportes, enfim, uma série de benefícios que podem ser “comprados”. A realidade é que nem sempre, desfrutar de boa qualidade está relacionado ao ter e sim ao modo que conduzimos nossa vida, as atividades que desenvolvemos, as opções que fazemos para o nosso bem-estar. O que representa qualidade para uns, para outros pode ser algo totalmente diferente, isso porque cada indivíduo age de acordo com sua percepção, sensibilidade, com as circunstâncias que o envolvem, de acordo com suas carências e desejos. Viver bem é viver feliz? Depende! Felicidade é um sentimento relativo, nem sempre quem vive bem e tem tudo que precisa é feliz. O que você pensa a respeito de felicidade?
A qualidade de vida depende da qualidade do ambiente para chegar a um desenvolvimento equilibrado e sustentável (a conservação do potencial produtivo dos ecossistemas, a valorização e preservação da base de recursos naturais, a sustentabilidade ecológica do habitat); mas como anteriormente citado, a qualidade de vida também está associada a formas inéditas de identidade, de cooperação, que entrelaçam a satisfação de necessidades e aspirações derivadas do consumo com diferentes formas de realização, através de processos de trabalho, de funções criativas e de atividades recreativas.
Para Leff (2001,p.320), o discurso da sustentabilidade admite várias interpretações que correspondem a visões, interesses, estratégias alternativas de desenvolvimento. Por um lado, as políticas neoliberais estão levando a capitalizar a natureza, a ética e a cultura Por outro, os princípios de racionalidade ambiental estão gerando novos projetos sociais fundados na