meio ambiente
Os macronutrientes são componentes presentes na alimentação de fundamental importância para o organismo. Este grupo compreende os carboidratos, proteínas e lipídeos (ou gorduras) e são responsáveis por fornecer 90% do peso seco da dieta e 100% de sua energia.
Por serem estruturas grandes, necessitam ser quebradas em partes menores para que sejam absorvidas pelo organismo. Sua digestão ocorre no intestino, dissociando-se nas suas unidades básicas: açúcares dos carboidratos, ácidos graxos e glicerol das gorduras e aminoácidos das proteínas.
Carboidratos
Os carboidratos são considerados as principais fontes alimentares para obtenção de energia. Além disso, é responsável também por desempenhar diversas funções metabólicas no organismo. É muito comum também, quando se pretende emagrecer, fazer a restrição de alimentos fontes desse nutriente, o que pode trazer algumas consequências como, fraqueza e sonolência. Além disso, os carboidratos são a única fonte de energia para o cérebro e são os primeiros a serem utilizados como fonte de energia para o funcionamento do corpo.
São classificados em:
Monossacarídeos: compreende a (glicose, frutose e galactose).
Dissacarídeos: dos quais fazem parte a sacarose, maltose e lactose,
Polissacarídeos: dentre estes são encontrados o amido, a dextrina, o glicogênio e a celulose.
As principais fontes de carboidratos são os pães, as massas, os grãos, vegetais, melado e açúcares. São responsáveis por propiciarem energia para o (cérebro, medula óssea), nervos periféricos e eritrócitos (glóbulos vermelhos). Deste modo, a baixa ingestão desses macronutrientes resulta em problemas para o sistema nervoso central e outros.
Proteínas
As proteínas possuem função estrutural no organismo e são fabricadas a partir de somente 20 aminoácidos distintos. Este macronutriente é composto por grupos de 100 ou mais aminoácidos, que podem repetir entre si.
São responsáveis por formar os hormônios, as enzimas, os