Meio ambiente
CURSO: Técnico em Meio Ambiente
MÓDULO: II
ETAPA: II
DISCIPLINAS: Ética, Cidadania e Meio Ambiente, Manejo e Recuperação de Áreas Degradadas e Cartografia Ambiental.
ALUNOS: Adilsom Blasius
Jose Valdevino Fragozo
POLO: Coronel Domingos soares
DEGRADAÇÃO DE PASTAGENS
1 - INTRODUÇÃO
Trata-se de um trabalho que fala da degradação das pastagens causado primeiramente pelo desequilíbrio ecológico que ocorre devido ao desmatamento das florestas naturais para o estabelecimento de pastagens não adaptáveis aos tipos de solos da região, utilização de agrotóxicos pesados na limpeza destas pastagens, tais como, 2,4 D e Tordo, a ocorrência de erosão e falta de práticas conservacionistas. Outro fator de grande relevância na degradação das pastagens do município é o manejo incorreto destas pastagens pelo produtor, não fazendo o rodízio de piquetes e nem a correção e adubação adequada para produção.
Com o capitalismo e a necessidade de produzir alimentos induzido pela mídia, cada vez mais ocorre uma alta lotação de animais, tentando-se retirar o máximo de produção por área de pastagem implantada e pela integração lavoura pecuária, soltando os animais nas áreas em dias de chuva e deixando os animais baixarem muito as pastagens antes de retira-los do pastejo. Também a falta de políticas públicas incentivando a produção orgânica, implantação de terraços e agrossilvopastoril, assistência técnica especializada e em quantidade suficiente para atender os agricultores.
2 – MAPEAMENTO DE ÁREAS DEGRADADAS
[pic]
3 - CONSIDERAÇÕES FINAIS
Para a recuperação da área degrada citada, deve-se em primeiro lugar fazer um estudo para descobrir qual a vegetação anteriormente existente na área e repovoar seus arredores com essas espécies, tomando o cuidado de protegê-la através de curvas de nível, terraços e outros. Podemos