meio ambiente
O ser humano trouxe, junto com suas conquistas, alterações no equilíbrio do meio ambiente. A ocupação do homem na natureza é bastante significativa. Na era pré-histórica o homem, pela falta de ferramentas adequadas à pesca e caça, retirava da natureza apenas o essencial para a sua subsistência.
No decorrer do tempo, com a estruturação e desenvolvimento da sociedade, começaram as explorações, já de maneira significativa ao meio ambiente, sem controle e estudos adequados dos recursos naturais.
O agravamento dos problemas ambientais decorrentes da atividade humana se deu, principalmente, a partir da Revolução Industrial. O homem começou a produzir em larga escala e sem um controle dessa produção e, consequentemente, a poluir na mesma intensidade.
Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente – Estocolmo 1972
A defesa da qualidade de vida e do meio ambiente ganhou maior expressão nos anos 60, sobretudo na Europa, Estados Unidos e Japão. A Conferência das Nações Unidas para o meio ambiente, realizada em Estocolmo, em junho de 1972, lançou a Declaração sobre o Meio Ambiente, equivalente a um tratado ou convenção, em nível internacional, tendo a mesma importância que a Declaração dos Direitos do Homem.
A Conferência de Estocolmo foi realizada com o objetivo de conscientizar a sociedade a melhorar a relação com o meio ambiente e assim atender as necessidades da população presente sem comprometer as gerações futuras, pois, naquela época, acreditava-se que o meio ambiente era fonte inesgotável.
Na década de 1980 surge a concepção de desenvolvimento sustentável, fruto de intensos debates e de críticas relacionadas ao modelo de crescimento econômico predominante. O desenvolvimento sustável revelou-se uma nova maneira de perceber as soluções para os problemas globais, que não se reduzem apenas à degradação ambiental, mas incorporam também dimensões