Meio ambiente
PROCESSOS GERENCIAIS
Economia e Meio Ambiente
Greenwashing: Maquiagem verde
Ilone Berft
Gerson Pena
Juliana Carla de Souza Martins
Roberto Braga dos Santos
Prof. Robinson Henrique Scholz
Novo Hamburgo
2012
Introdução
Este é um trabalho que possue um enfoque critico quanto ao modo com o qual as entidades divulgam suas ações a respeito do meio ambiente, além de falar de um conceito novo em marketing, o greenwashing. Neste encontra-se também uma visão do papel dos consumidores a respeito das ações das entidades.
Assim sendo constam cinco tópicos neste trabalho. No primeiro faço um breve retrospecto de como a visão sobre a responsabilidade socioambiental das empresas evoluiu a partir da segunda metade do século XX.
O segundo tópico aborda a definição de greenwashing. No terceiro aponto as praticas mais comuns, conhecido como os “sete pecados“ do greenwashing.
No quarto e quinto tópicos falo do papel das empresas e do papel dos consumidores acerca de atitudes ambientalmente corretas.
Por fim, espero ter elucidado bem o tema, de forma a mostrar como as entidades e os consumidores têm interagido nas últimas décadas e como esta e responsável pela criação de uma sociedade mais sustentável e equilibrada.
Breve retrospecto
Durante as décadas de 1950 e 1960 cabia ao Estado guiar a vida econômica e social da sociedade enquanto as empresas seguiam os preceitos de Keynes. De forma, que a partir destes as entidades passaram a entender a necessidade que possuem da demanda de seus produtos, surgindo assim um debate importante dos motivos pelos quais as empresas deveram atender as necessidades e as expectativas da sociedade. Durante este período o meio ambiente tornou-se um debate político mesmo com pequena parcela da população possuindo