meio ambiente
Graduação em Serviço Social
Primeira Série
Integrantes:
Alessandra Fátima V.M.C.S RA: 6579313245
Ednea Lucas Da Silva RA: 6574298540
Ivani Clea Dos Santos RA: 7329546316
Núbia De Souza Baldaia RA: 1299515557
Ruth Maria De Oliveira RA: 1299479079
ATPS DE FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICO DO SERVIÇO SOCIAL I
TUTOR EAD:
Marcelo Marques
Faculdade de Negócios de B.H
Belo Horizonte (M.G), 07 de Outubro de 2013.
Introdução:
O Serviço Social é uma profissão cujo processo de construção não aconteceu de forma contínua e linear, da sua gênese à sua trajetória sócio-histórico, possuem características complexas, que nem sempre são apreendida e compreendida pela sociedade e até mesmo dentro da própria categoria há apreensões divergentes quanto ao seu processo de transformação e atuação profissional.
Neste relatório entende-se como uma profissão que surge no seio da Igreja Católica, que teve sua base teórica os conceitos morais, confessional do Neotomismo, em meio a uma conjuntura sócio-histórica e contexto institucional, tem hoje em sua fundamentação teórica e prática o método dialético de Karl Marx.
Para entender todo esse processo de renovação crítica do Serviço Social se faz necessário pontuarmos a denuncia do conservadorismo profissional, iniciada ainda na década de 1960 e desenvolvida nas décadas de 1970 a 1980, sob a influência do Movimento de Reconceituação do Serviço Social Latino Americano, contextualizando a conjuntura histórica da época no mundo e principalmente na América latina.
No presente relatório serão abordadas em um primeiro momento questões sociais como: moradia, alimentação, desemprego, desigualdade social, usando como parâmetro o filme “Tempos Modernos” de Charles Chaplin. Em um segundo momento, será feito um breve relato sobre as mudanças e impactos causados pela evolução das tecnologias e quais suas