conceito de função
Constata-se que a função proposta na primeira etapa, é uma função do primeiro grau. Definiu-se isso devido a função ser do tipo Y=f(x)=ax+b. Sendo “a” e “b” números reais e todos elevados ao expoente 1. Nesse caso, obedecendo-se a condição de existência para a ≠ 0 , obteve-se um gráfico (plano cartesiano X horizontal e Y vertical) com uma reta crescente, devido o valor de “a” (coeficiente angular) ser maior que zero, e possuindo no máximo uma raiz.
Foi verificado também que não é uma função limitada superiormente, porque conforme aumenta a produção, o custo aumentará também.
Função do 2º grau
Constata-se que a função apresentada na 2ª etapa é uma função do 2º grau. Definiu-se isso, devido a função se apresentar pelo tipo y=f(x)=ax²+bx+c, onde a, b e c são números reais e o nônio representado por “a” está elevado ao expoente 2. E neste caso também, obedecendo a condição de existência para a≠0. Como toda função de 2° grau, o gráfico gerado (plano cartesiano X horizontal e Y vertical) foi uma parábola com intervalos de decrescimento e crescimento, com a concavidade voltada para cima, pois, a>0. Como característica geral, possui no máximo duas raízes. Sendo, para este caso, não possuir raízes. Devido seu delta ser menor que zero (∆0, a ≠ 1 e b ≠ 0. Sendo a função proposta ser decrescente, pois “a” é menor que 1. Considerando-se o tempo ”t” inicial igual a 0 (zero) teremos a quantidade inicial da muda administrada. Substituímos t por zero. Substituindo “t” por três, teremos a quantidade de insumo presente no terceiro dia.
Derivadas
Constata-se que o conceito de derivada é diretamente associada à taxa de variação instantânea e média da função. Por exemplo, a taxa de crescimento de uma certa população, da taxa de variação de temperaturas. Em fim, pode-se exemplificar inúmeros exemplos de uma função variando onde a medida desta variação se faz necessária em um determinado momento.