meio ambiente
GERENCIAMENTO DE RESIDUOS SOLIDOS
TIBAGI
2013
INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ
OSVAEL CAMPOS
JOSÉ OSMAR CAMPOS
AGUINALDO DIAS
GERENCIAMENTO DE RESIDUOS SOLIDOS
Atividade Supervisionada Módulo IV etapa I apresentada à disciplina de Gerenciamento de Recursos Hídricos, Gerenciamento de Resíduos, Gestão Ambiental das Cidades, l no Curso Técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal do Paraná.
Professores: Antonio Brandão e Venina Prates, Cesar Ap. da Silva e João Gomes, Marcos R. Maioli e Ivonete Ap. dos Santos
TIBAGI
2013
1. Baseado nas características abaixo de um determinado setor de um bairro residencial, defina a melhor rota para coleta de resíduos. Note que todas as ruas são de mão dupla e a coleta deverá ser realizada para os dois lados das ruas ao mesmo tempo. Trace uma linha reta quando o caminhão passar pela rua e realizar a coleta, e quando ele tiver que passar novamente pela mesma e não mais precisar realizar a coleta trace uma linha tracejada. Faça de forma que não precise ficar repassando pelas ruas várias vezes. Lembre-se que ele deve realizar o menor percurso, e ao mesmo tempo, o menor gasto de combustível e o menor tempo. No entanto, não precisa realizar cálculos, apenas indique a melhor rota que abranja todas as quadras.
Devido a produção de chorume, um liquido poluente de alta periculosidade gerado através dos processos biológicos, químicos e físicos da decomposição de resíduos orgânicos que não tratado pode vazar para as fontes aquaticas ocasionando um risco para a saude humana. Esse processo, somados a ação da água das chuvas, carrega compostos orgânicos altamente solúveis presentes nas massas de lixo aterradas nos lixões para o meio ambiente.
Contudo podemos através da coleta seletiva aliada dos 3 Rs (reduzir, reutilizar, reciclagem), e com a participação da população, o reaproveitamento de todo o material que possa