Meio ambiente
“Meio ambiente corresponde não só ao meio físico e biológico, mas também ao meio sócio-cultural e sua relação com os modelos de desenvolvimento adotados pelo homem”.
Pensar o meio ambiente é pensar na própria condição de existência de vida no planeta, pois meio ambiente é tudo que nos cerca e que nos possibilita desenvolver. Mais se sabe que falar dos problemas ambientais, não é uma tarefa fácil. O cotidiano, o estresse do dia-dia dificulta para que a maior parte da população sequer perceba e relacione um problema ambiental com as diversas consequências que os mesmos trazem à saúde humana, por exemplo.
Tratar o meio ambiente como fonte de energia necessária e primordial à manutenção de todas as formas de vida é reconhecer que todos nós e, principalmente, os seres humanos, o que se dizem “os racionais” detentores razão e do poder de sua exploração dependem desta fonte de energia para a sobrevivência. Devemos ter consciência que a natureza nos ensina e que devemos fazer desse estudo nossa lição, entender que tudo o que necessitamos está disponível, restando apenas a nós à sabedoria de encontrar as formas equilibradas para prover as nossas necessidades sem provocar o esgotamento desse bem, pois são suficientes para a solução das necessidades não só para nós humanos, mas também de todos os seres vivos.
Cada vez mais, se voltam às atenções para a inviabilidade da ideia de explorar os bens naturais como se estes fossem inesgotáveis. Assim, se percebeu que o desenvolvimento indiscriminado pode afetar o equilíbrio ecológico, a qualidade de vida e a própria vida, passando a ecologia a ser discutida crescentemente. A situação socioambiental que abarca o mundo é consequência de centenas de anos de exploração dos recursos naturais de forma indevida.
Com a presença dos impactos ambientais causados pelas grandes catástrofes, perda da biodiversidade, aquecimento global, entre tantas outras questões de cunho ambiental, mais precisamente na década de 70, o