Linha do tempo
AnA BeAtriz
FonsecA
Egito
3000 a.C.
Mesopotâmia
4000 a.C.
A Mesopotâmia é considerada um dos berços da civilização. onde surgiram as primeiras civilizações por volta 4000
a.C. A Mesopotâmia foi uma região por onde passavam muitos povos nômades de diversas regiões. A terra fértil fez com que alguns desses povos aí se estabelecessem. Do convívio entre muitas dessas culturas floresceram as sociedades mesopotâmicas. A arte da Mesopotâmia desenvolveu-se ao longo de muitos séculos e de diferentes civilizações, não sendo, portanto, muito coesa em suas manifestações.
A arquitetura, mais desenvolvida das artes, não era porém tão notável quanto a egípcia. Caracterizou-se pelo exibicionismo e pelo luxo. Construíram templos e palácios, que eram considerados cópias dos existentes nos céus, de tijolos, por ser escassa a pedra na região.
A história do Antigo Egipto inicia-se em cerca de 3150 a.C., e termina em 30 a.C. quando o Egipto, se transformou numa província do
Império Romano. A civilização egípcia foi umas das primeiras grandes civilizações da Humanidade e manteve durante a sua existência uma continuidade nas suas formas políticas, artísticas, literárias e religiosas. Toda as atividades do povo estava influenciada pela religião, que tinha como caracteristicas principais :Politeismo, crença na imortalidade da alma e no Juizo Final. A arquitetura egipcia se define nos monumentos funerário e religiosos, a exemplo as piramides. Na antiguidade oriental os egipcios foram os maiores estatuários, primando na tecnica, no dominio do material e no poder expressivo. Os pintores egipicios obedeciam à lei da frontalidade, em que as figuras apareciam distorcidas, rosto de perfil, olho sempre pra frente, torax de frente, e os pés e as mãos de perfil.
Creta
2300 a.C.
A antiga Creta desenvolveu-se entre cerca de 2.300 e 1.100 a.C. A civilização minóica teve sua vida administrativa, política, religiosa e cultural
irradiada