Meio ambiente
Um tema muito discutido entre governos e estudiosos é a influência do crescimento populacional para a destruição do meio ambiente, porque este aumenta a gravidade dos problemas da terra através de sua necessidade de energia, produção de alimentos, extração de recursos e desmatamento pra ocupação de mais áreas provocando a destruição de ecossistemas e extinção de espécies.
Estamos plantando alterações na natureza cujas conseqüências só serão colhidas daqui muitos anos. O ser humano não percebe que está usando os recursos da natureza de forma desordenada e inconsciente quanto à preservação dos mesmos e isso implicará em riscos ao seu próprio modelo econômico, pois com a devastação do ambiente os recursos naturais esgotarão não sendo mais possível a industrialização de produtos.
O planeta já enfrenta problemas com as questões ambientais decorrentes de atitudes passadas e se não tomarmos consciência nos próximos séculos enfrentaremos maiores problemas como falta de água, aumento na temperatura global, maior perda da biodiversidade acarretando perda de qualidade de vida. Precisamos do resgate de valores antigos onde se tinha consciência da importância da natureza para nossa sobrevivência. É preciso cooperar e não medir esforços para minimizar os impactos da degradação ambiental através da realização de estudos sobre os impactos ambientais provocados pelo homem, aplicação de uma rígida legislação de proteção ambiental, tratamento de esgotos, reciclagem e coleta seletiva do lixo, recuperação de áreas desmatadas, pois é nosso dever preservar o meio ambiente para as gerações