Meio ambiente
A reciclagem é um processo em que determinados tipos de materiais, cotidianamente reconhecidos como lixo, são reutilizados como matéria-prima para a fabricação de novos produtos. Além de se apresentarem com propriedades físicas diferentes, estes também possuem uma nova composição química – fator principal que difere o reaproveitamento da reciclagem, conceitos estes muitas vezes confundidos.
Este processo é importante, nos dias de hoje, porque transforma aquilo que iria ou já se encontra no lixo em novos produtos, reduzindo resíduos que seriam lançados na natureza, ao mesmo tempo em que poupa matérias-primas, muitas vezes oriundas de recursos não renováveis e energia. Para produzir alumínio reciclado, por exemplo, utiliza-se apenas 5% da energia necessária para fabricar o produto primário.
Desta forma, é importante separar estes materiais, para que não sejam encaminhados juntamente com o lixo que não é reciclável, não tendo outro destino a não ser ocupar espaço nos aterros sanitários e lixões.
Muitos materiais hoje em dia podem passar pelo processo de reciclagem e serem aproveitados de várias formas, vamos citar abaixo alguns exemplos de materiais que podem ser vendidos para reciclagem e quais tipos de produtos podem ser feitos a partir da reciclagem.
São eles:
Produto Reciclável
Produto Reciclável Pós Reciclagem Utilização
AÇO Latas, janelas, peças carros, estruturas p/ utilizar em construção civil, etc. Acondicionar alimentos, construção de prédios, vasos p/ plantas, etc.
ALUMÍNIO Janelas, aparelhos odontológicos, peças para bicicletas, peças para auto, fiação de resistência baixa etc. Veículos, casas, esportes, área odontológica.
BATERIAS Componentes eletrônicos Baterias para carros, motos, celulares, controle remoto.
COMPUTADORES Componentes eletrônicos Computadores
MADEIRA Peças de decoração, cxs, lenha, material escolar Casa, escola, escritório,